Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) forma mais 230 alunos

10/12/2013 10:27

A 1ª Igreja Batista em Barra do Riacho irá receber nesta terça-feira (10/12), a partir das 19h, mais uma cerimônia de formatura do Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Trata-se da terceira formatura, sendo a primeira, ocorrida no dia 8 de julho,com 455 alunos se formando e a segunda, no dia 5 outubro, com a formatura de outras 300 crianças.

 

Desta vez serão outros 230 alunos que se formarão, entre eles alunos da escola Estadual Caboclo Bernardo e da EMEF Zenília Varzem Ribeiro.

Este ano o Proerd completou 10 anos em Aracruz, sendo que em média, 1.200 alunos se formam todo ano no município e, ao longo de sua existência, mais de 11 mil já se formaram.

A formatura é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracruz e a Polícia Militar do Espírito Santo, dentro das ações de segurança pública que atuam na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes.

 

O programa, voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, compreende uma ação conjunta entre o policial militar capacitado, educadores, pais e comunidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes e, por consequência, o uso indevido de drogas.

 

O Proerd também estabelece uma relação de confiança entre as partes. No curso, os alunos aprendem estratégias preventivas e são alertados sobre as consequências do uso de drogas para a saúde e a segurança. As aulas têm duração aproximada de quatro meses com 50 minutos semanais.

 

fonte: pma