Engajamento promove 2º encontro sobre segurança em Barra do Riacho

30/04/2014 21:57

No dia 23 de abril conteceu a segunda reunião na sede da ACBR - Associação Comunitária de Barra do Riacho, promovida pelo Projeto Engajamento da Fibria, onde foram discutidas varios assuntos referentes a segurançã dos bairros de Vila do Riacho e Barra do Riacho.

2º encontro sobre segurança

Local: ACBR

Data:   23/4/2014

Horário: das 15h às 17h

 

 

Participantes:

ACBR – João de Jesus (membro do GT segurança do Engajamento) e Alaor Bernardes

AMBSPC 

Polícia Militar – Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Capitão PM Edsandro

Comandante do Pelotão da Orla , 1º Sargento PM Farias.

 

Fibria – Pedro Paulo (membro do GT segurança do Engajamento) e Licia Cantarella

PMA/ Apoio Administrativo da Barra – Arildo Carlos    

ACES – Projeto Anzol e Saber Viver – Eliane Tartáglia

Morador da Barra do Riacho e membro do GT de segurança do Engajamento – Moisés Aleixo

Vereadora Mônica Cordeiro

 

Convidados:

PMA/ Apoio Administrativo da Vila – Arlem Campos

Associação Círculo Comunitário São Benedito do Rosário (Vila) – Jailton

 

Assuntos destacados:

- Política de segurança pública do Espírito Santo “ Estado Presente”  cujo objetivo é  articular iniciativas para melhorar os indicadores sociais de localidades vulneráveis, conforme mapa da violência. Atua nos eixos da  proteção social e da segurança pública, este por meio da  recomposição de efetivo e disponibilização de equipamentos de segurança. O distrito de Riacho (engloba Barra e Vila do Riacho) foi considerado prioritário e integra essa Política, havendo, portanto, o compromisso do Governo de trazer programas sociais de minimização de fatores de risco e investimentos em materiais físicos e humanos de segurança para essa região.

 

- Indicadores de segurança de Barra e Vila do Riacho e aumento da violência, com 2 mortos em apenas 15 dias em Vila do Riacho e  ônibus incendiado.

 

- Aumento significativo do nº de ocorrências em barra do Riacho, supostamente por conta do grande número de pessoas de fora que chegaram para trabalhar no Estaleiro Jurong.

 

- Nº insuficiente de viaturas e de contingente para atender aos destacamentos da orla.

 

- Péssimas condições físicas do destacamento de Barra do Riacho,  com recomendação de interdição pela defesa civil.

 

Deliberações:

1)    Articular reunião abrangente para tratar dos problemas destacados nesta reunião, envolvendo o Comandante do 5º Batalhão e lideranças da PM da orla, Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Planejamento, Delegado de Polícia Civil, Diretor do Fórum de Aracruz. A idéia é ganhar força para cobrar do Estado maior agilidade no atendimento às demandas de segurança na região, considerando o contexto de crescimento na orla de Aracruz.

Também participarão dessa reunião a vereadora Mônica Cordeiro, os presidentes das associações de bairro das duas comunidades e do GT de Segurança do Engajamento.

A vereadora Monica ficou responsável pelo agendamento desta reunião

 

2)    Fazer um diagnóstico da situação física do destacamento de Barra do Riacho, levantar custos, para posterior mobilização de recursos públicos e privados para a realização de reforma emergencial no imóvel.

Pedro Paulo (Fibria) ficou de providenciar o diagnóstico para apresentar ao grupo.

 

Galeria de fotos: