Alunos da EMEF Zenília Varzem Ribeiro e Caboclo Bernardo se formam no Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

13/12/2013 09:13

A 1ª Igreja Batista em Barra do Riacho recebeu na noite desta terça-feira (10/12), uma cerimônia de formatura do Programa de Educação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Foi a terceira formatura do ano, sendo a primeira, ocorrida no dia 8 de julho, com 455 alunos se formando e a segunda, no dia 5 outubro, com a formatura de outras 300 crianças. Leia mais...

 

Nesta terça-feira outros 230 alunos da escola Estadual Caboclo Bernardo e EMEF Zenília Varzem Ribeiro receberam o certificado de conclusão doProerd que completou 10 anos em atividade no município de Aracruz. 

Em média, 1.200 alunos se formam todo ano no município e, ao longo de sua existência, mais de 11 mil já se formaram. A formatura é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracruz e a Polícia Militar do Espírito Santo, dentro das ações de segurança pública que atuam na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. 

O programa, voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, compreende uma ação conjunta entre o policial militar capacitado, educadores, pais e comunidades, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes e, por consequência, o uso indevido de drogas.

O Proerd também estabelece uma relação de confiança entre as partes. No curso, os alunos aprendem estratégias preventivas e são alertados sobre as consequências do uso de drogas para a saúde e a segurança. As aulas têm duração aproximada de quatro meses com 50 minutos semanais.

Leitura das redações do Proerd
A cerimônia de formatura contou também com uma homenagem às alunas ganhadoras do concurso de redação Proerd. Representando a EMEF Zenília Vazem Ribeiro, as alunas Emily Pereira Matos,Isaac Faria da Silva, Talita Bertoldo e Railane Bandeira Rosa receberam lembranças personalizadas fornecidas pelo Setor de Entrosamento da Fibria.

Depois foi a vez das alunas da escola Caboclo Bernardo Adriele Ramos do Santos e Taila Almeida Galáxia também receberem suas homenagens. Posteriormente todas as redações vencedoras foram lidas pelas alunas.

A cerimônia de formatura contou com a participação da banda local Ministério Conexão Vida e com as presenças do secretário de educação Saulo Meirelles, das diretoras Márcia Silva de Santana (Caboclo Bernardo), Marlene de Pizol Ferreira (EMEF Zenília Varzem Ribeiro), além da vereadora Mônica Cordeiro, do comandante do 5ºBPM Tenente-coronel Alessandro Lube e Lícia Lucas Cantarelli, representante da Fibria.

 

fonte: pma