Associação Comunitária de Barra do Riacho


Aluno da escola Caboclo Bernardo em Barra do Riacho é destaque Nacional em Concurso de Redação.

22/10/2015 21:50
O aluno Márcio Rodrigues Caliman Júnior, filho de Marcio Rodrigues Caliman e Cenira Ribeiro, é destaque Nacional no Concurso de Redação Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim como parte do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE).
 
 

—————

Voltar


O trabalho foi desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Patrícia Coutinho Passos nos meses de Abril a Junho de 2015 e envolveu os alunos do 7º ano 1, 7º ano 2 e 7ª série 1 do turno Matutino da EEEFM Caboclo Bernardo.
 
O Concurso é voltado para alunos e professores das redes públicas de ensino dos municípios que participam do PVE e tem como objetivo incentivar a escrita e a reflexão sobre a importância da educação na formação cidadã
 
O aluno tem 12 anos, está no 7º ano e concorreu na categoria 2, que envolve alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Confica a publicação do vencedor no próprio site do Blog da Educação - Parceria Votorantin pela Educação:

 


Destaque Nacional em Concurso de Redação.

A galeria de fotos está vazia.


Confira a Redação - CTE 2015 com destaque nacional:

 

Destaque Nacional – Categoria 2
Município: Aracruz (ES)
Instituição: EEEFM Caboclo Bernardo
Aluno: Márcio Rodrigues Caliman Júnior
Professora: Patricia Coutinho Passos

A Educação Pode Transformar Vidas*

A única arma que temos para melhorar a situação do nosso país é a educação, pois ela é a chave para um futuro melhor. Um povo bem educado é um povo consciente e participativo. A educação transforma e pode nos levar muito além dos nossos sonhos.

Existem dois tipos de educação: a familiar e a escolar. A Educação Familiar é aprendida na família, através dos pais que são responsáveis por ensinar regras e princípios morais. A segunda se aprende na escola, através dos conteúdos transmitidos pelos professores. As duas devem se completar, pois uma depende da outra. Por isso, é importante que os pais participem da vida escolar dos filhos, se interessem pelo que estão aprendendo, visitem sua escola e conheçam seus professores. A valorização e o reconhecimento do trabalho do professor são muito importantes.

A educação escolar deve ser colocada no dia a dia, através de ações simples como estipular horários de estudo e leitura, horário para desenvolver atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. Apoiar o projeto de vida e orientar as escolhas dos alunos também são atitudes que devem ser colocadas em prática.

Hoje os alunos se encontram desmotivados e sem nenhum interesse pela escola. A maioria deles pensa que é brincadeira, mas eles estão muito enganados, pois a escola é o primeiro passo para que tenham um futuro melhor.

Para isso, é interessante que o ambiente escolar também se transforme num lugar mais atraente e que os professores planejem aulas diferentes e interessantes.

A educação mudou a vida da professora Patrícia, que nasceu numa família pobre e não conheceu o pai. Muito cedo precisou cuidar das irmãs e das tarefas da casa, para que sua mãe trabalhasse para sustentar a família. Ela ainda não sabia o que queria ser, mas já sabia que só conseguiria chegar a algum lugar através da educação.

A professora Patrícia estava certa. A educação transformou sua vida e lhe deu uma profissão digna e honesta.



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!