
Associação Comunitária de Barra do Riacho
Aluno da escola Caboclo Bernardo em Barra do Riacho é destaque Nacional em Concurso de Redação.
22/10/2015 21:50—————
Destaque Nacional em Concurso de Redação.
A galeria de fotos está vazia.
Confira a Redação - CTE 2015 com destaque nacional:
Destaque Nacional – Categoria 2
Município: Aracruz (ES)
Instituição: EEEFM Caboclo Bernardo
Aluno: Márcio Rodrigues Caliman Júnior
Professora: Patricia Coutinho Passos
A Educação Pode Transformar Vidas*
A única arma que temos para melhorar a situação do nosso país é a educação, pois ela é a chave para um futuro melhor. Um povo bem educado é um povo consciente e participativo. A educação transforma e pode nos levar muito além dos nossos sonhos.
Existem dois tipos de educação: a familiar e a escolar. A Educação Familiar é aprendida na família, através dos pais que são responsáveis por ensinar regras e princípios morais. A segunda se aprende na escola, através dos conteúdos transmitidos pelos professores. As duas devem se completar, pois uma depende da outra. Por isso, é importante que os pais participem da vida escolar dos filhos, se interessem pelo que estão aprendendo, visitem sua escola e conheçam seus professores. A valorização e o reconhecimento do trabalho do professor são muito importantes.
A educação escolar deve ser colocada no dia a dia, através de ações simples como estipular horários de estudo e leitura, horário para desenvolver atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. Apoiar o projeto de vida e orientar as escolhas dos alunos também são atitudes que devem ser colocadas em prática.
Hoje os alunos se encontram desmotivados e sem nenhum interesse pela escola. A maioria deles pensa que é brincadeira, mas eles estão muito enganados, pois a escola é o primeiro passo para que tenham um futuro melhor.
Para isso, é interessante que o ambiente escolar também se transforme num lugar mais atraente e que os professores planejem aulas diferentes e interessantes.
A educação mudou a vida da professora Patrícia, que nasceu numa família pobre e não conheceu o pai. Muito cedo precisou cuidar das irmãs e das tarefas da casa, para que sua mãe trabalhasse para sustentar a família. Ela ainda não sabia o que queria ser, mas já sabia que só conseguiria chegar a algum lugar através da educação.
A professora Patrícia estava certa. A educação transformou sua vida e lhe deu uma profissão digna e honesta.