ACBR PARTICIPA DE REUNIÃO COM SINE E REPRESENTANTES DE TRABALHADORES EM ARACRUZ.

12/07/2013 16:18

Na manhã dessa terça-feira, 09/07/2013, a Diretoria da ACBR - Associação Comunitária de Barra do Riacho foi convocada a participar de uma Reunião, independente da que será realizado em nossa sede da ACBR, entre os dia 23 e 25 desse mês

Leia mais

A reunião aconteceu com representantes do SINE Estadual, Sr Saul Siqueira Rios e Municipal, Sr Kellerson Loureiro, a Secretaria do Desenvolvimento de Aracruz, Sra. Naciene Modenesi Vicente, os representantes dos trabalhadores de Aracruz sede, Sr Sidney Babosa, Atila Sobrinho e Alessandro dos Santos e representantes da Diretoria da ACBR, Sr João de Jesus( Presidente) e Sr Alaor Bernardes. Nesta reunião, foi apresentada varias reivindicações dos trabalhadores, que se manifestavam no SINE de Aracruz e também algumas dos Diretores da ACBR, Após vários diálogos, ficou acertado que:

  • Quadro de avisos:  Nos próximos dias, será fixado, na parede do SINE, de Aracruz e Barra do Riacho, um quadro de aviso(Mural) , informando as vagas disponíveis para o dia.
  • Cartilhas: O SINE ira confeccionar cartilhas, coma prazo de 60 dias, que ficara disponíveis para todos trabalhadores, contendo todos os passo a passo de como se cadastrar no Site de Empregos e também, como efetuar reservas de cartas pela internet,
  • Novo espaço do SINE: A secretária do Desenvolvimento Sra. Naciene Modenesi, ira verificar um melhor espaço em Aracruz para nova acomodação do SINE, ( acima de 400 m² ), acompanhada pelo representante dos trabalhadores, Sr Sidnei, com tempo estimado e m 10 dias. Com um novo local já definido, toda tramitação de contrato de aluguel deste  imóvel , feito pelo prefeitura, e com a instalação do SINE, ficou estimado um tempo de 60dias.

Nessa nova área do SINE, será contemplado também:

  • ·       Uma sala com computadores ,(com internet), de uso exclusivo do trabalhadores ( cadastramento e reserva de cartas), assim como também uma linha telefônica disponível para  que o trabalhado efetue suas ligações  para as empresas, caso for necessário marcar entrevistas. estendido para o SINE de Barro do Riacho.
  • ·         Sala de auditório para  no mínimo 30 pessoas.
  • ·         Salas para realizações de cursos de aperfeiçoamento para o trabalhador

 

 

OBS: Após a conclusão da nova instalação do SINE de Aracruz, ficou decidido que também o SINE de Barra do Riacho será contemplado com um novo lugar, para atender essa nova demanda.

 

·         FISCAL DO TRABALHADOR: Nas próximas semanas, será marcada pelo o Sr. Saul Siqueira Rios,  uma reunião em Vitória, com o Ministério Público Estadual, no qual iparticipará dessa reunião, Sr Kellerson Loureiro e mais três representantes que participaram desse ultima reunião e que irão discutir uma forma de  se criar um cargo fiscalizador, eleito pelos trabalhadores, para acompanhar todo processo do de Recrutamento e seleção. Tais como:

  • Resposta ao trabalhador com prazo de 24 horas, após a entrevista
  • Acompanhar o preenchimento das vagas dispostas, usando as cartas disponíveis pelo SINE
  •  Etc...

 

 

·         SINE:

  •      Cobrar das Empresas que se cumpram as leis municipais:

      LEI Nº 2.075/1997 e LEI Nº 2.900/20069, que se dizem do uso do Sistema  SINE e do aproveitamento de mão de obra local:

                                https://189.38.58.10/aracruz/images/leis/html/L20751997.html

                                https://189.38.58.10/aracruz/images/leis/html/L29002006.html

  •      Disponibilizara de vale transporte para os trabalhadores que  estiverem necessidades de se locomover, após o recebimento de cartas do SINE, para ir até a empresa destinada a entrevista.